1. Como funcionam os leilões de imóveis?
Leilões de imóveis são realizados para vender propriedades de forma pública e competitiva. Eles podem ser promovidos por bancos, empresas ou órgãos judiciais. O processo envolve informações sobre o imóvel e condições.
2. Que tipos de imóveis são leiloados?
Praticamente todos os tipos de imóveis podem ser leiloados, incluindo casas, apartamentos, terrenos, imóveis comerciais e rurais.
3. É seguro comprar um imóvel em leilão?
Sim, desde que se faça uma análise criteriosa previamente e se conte com a assessoria de profissionais especializados. É importante verificar a procedência do imóvel, possíveis ônus, dívidas ocultas e impedimentos jurídicos.
4. De onde vêm esses imóveis?
Os imóveis leiloados podem ter diversas origens, como propriedades retomadas devido à inadimplência, imóveis penhorados para o pagamento de dívidas, ou ainda propriedades de particulares que optam por vender através de leilão.
5. E se o arrematante vencedor desistir da compra?
A desistência pode acarretar a perda do sinal pago e outras penalidades previstas e o imóvel pode ser colocado novamente em leilão.
6. Todos os imóveis arrematados precisam ser pagos à vista?
A maioria, mas não todos. Precisam ser avaliados caso a caso, podendo haver a possibilidade de financiamento.
E algumas dicas para os iniciantes:
Defina um orçamento máximo, estabeleça o seu valor, incluindo custos adicionais como leiloeiro, impostos, registro e possíveis dívidas. Mas não se preocupe! Tudo isso pode ser analisado previamente, sem surpresas e ainda garantir uma compra segura, além disso, podem ser selecionados para você, apenas os leilões passíveis de parcelamento.
Imóveis ocupados nem sempre são situações negativas! Apenas dependem de uma boa estratégia.
Mantenha a calma e a paciência. Leilões podem ser competitivos e emocionantes, mas tenha um planejamento anterior e não se deixe levar pela emoção.
E para ter sucesso em suas aquisições e conquistas, considere contar com uma assessoria especializada, isso o ajudará a tomar decisões mais informadas e assertivas.